Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa

Austrália - Uma Viagem Frustrada

Defendemos a idéia de que "uma viagem começa exatamente quando a planejamos"

Dessa forma, sempre que estamos viajando de férias já estamos pensando naquelas que virão. Em 2005 não ocorreu assim, pois pretendíamos que a próxima viagem fosse algo além da América do Sul. Somente após o retorno da viagem à Patagônia Argentina e Chile, tivemos a idéia de conhecer a Austrália, o que necessitaria um planejamento bastante antecipado, em função de uma série de providências que teríamos que tomar. Dias atrás alguém me perguntou: Mas por que a Austrália ? Pensei comigo (porém não respondi): E porque não ? Afinal trata-se de um País com tradição de acolher muito bem os turistas. Mal sabíamos a decepção que nos aguardava !

Como sempre, bolamos uma logomarca, conforme abaixo

Tratamos de adquir a passagem aérea (aproveitando o câmbio favorável), providenciamos, pela Internet, o aluguel de uma moto, depositando um "sinal" para termos garantia da reserva e, a partir daí, iniciamos o processo de visto através da Embaixada no Brasil.

Nessa altura do projeto começamos a pensar num roteiro viável para algo como 20 dias de estrada e o traçamos considerando a parte leste da Austrália e suas principais cidades.

Uma Atitude Arrogante

Para nossa surpresa, em 10 de Agosto recebemos a carta abaixo, negando o visto. Um verdadeiro "banho de água fria" para quem sequer imaginava essa possibilidade, afinal demonstrávamos ter condições financeiras para empreender a viagem, endereço e trabalho fixo no Brasil e assim por diante. Procuramos, ainda, pedir reconsideração da decisão, anexando mais uma série de documentos que permitiriam dirimir qualquer dúvida a respeito,porém, numa clara demonstração de arrogância, recebemos todos os documentos 3 dias após o envio, os quais, aparentemente, sequer foram lidos.

Hoje não iríamos àquele País mesmo que nos brindassem com uma passagem gratuíta. Afinal, há outros países onde poderemos viajar de moto e sermos tratados com o devido respeito !

Agora a pergunta do meu amigo E por quê a Austrália ? faria sentido ! De fato, um grande equívoco ! Pelo visto, as autoridades daquele País sediadas no Brasil ou não gostam de motociclistas, ou simplesmente não foram com nossa cara !

Dessa forma, entendemos que essa não deixou de ser uma viagem, ou melhor, uma "quase viagem", frustrada pela arrogância de algum burocrata.

Então, vamos reprogramar a viagem para algum país que nos queira receber !