Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa

Carnaval On The Road... Alone... or not!

Considerando o motociclismo como meu principal hobby, julgo que alguns aspectos relacionados ao mesmo não fazem uma combinação muito adequada, como por exemplo: "motocicleta à reboque", "motocicleta que não viaja" e, também, "motocicleta e carnaval".

Dia claro e ótimo asfalto Dia claro e ótimo asfalto

Em relação ao último aspecto, para falar a verdade, a única correlação que vi até hoje foi justamente no cult-movie "Easy Rider", porém aquilo é um "carnaval de americano" que mais parece uma espécie de "parada militar". Como imaginar um motociclista que prefere sentir o vento no rosto, apreciar a natureza e parar onde bem entende, ficar pulando num salão apinhado de gente (grande parte bêbada!) ou desfilar fantasiado pelas ruas?!

Por isso, no Carnaval de 2004, chamei a companheira de viagem (a esposa), peguei a outra (a moto) e resolvemos sair por aí meio "sem destino". Não seria totalmente sem destino pois aproveitaria a ocasião para rever um amigo do meio motociclístico e ver rapidamente outros que porventura encontraria no trajeto definido como "espinha dorsal" da viagem. Porém o objetivo principal seria mesmo "andar de moto".

E assim fizemos. De Florianópolis seguimos em direção à Lajes, um trajeto muito agradável, seguindo após até a bela cidade de Treze Tílias, no meio oeste catarinense, de origem austríaca, onde fomos recebidos pelo companheiro Robson, do MC Fortaleza dos Bruxos, de São Lourenço d’Oeste-SC, o qual, juntamente com outros motociclistas, nos aguardava nas imediações daquela Cidade.

Cicero Cicero Lourdes Lourdes

Pernoitamos na pequena cidade de Jaborá-SC, no calor da receptividade da família desse amigo, donde seguimos na manhã seguinte em direção ao Estado do Paraná, passando por belas regiões agrícolas no trajeto entre as cidades de Francisco Beltrão e Cascavel, vindo a pernoitar em Laranjeiras do Sul, após 600 km.

Tirando a "aporrinhação" dos pedágios nas principais rodovias do Paraná, o que julgo uma "sacanagem" para com os motociclistas, é uma região de belas paisagens, como as grandes planícies entre Guarapuava e Ponta Grossa, com suas belas araucárias, serras antes e após Curitiba e uma gente por demais hospitaleira.

Belas paisagens Belas paisagens Belas paisagens Belas paisagens

Afinal, o pequeno passeio totalizou 1.800 km em 3 dias, sem stress, com pouco movimento nas estradas (afinal, grande parte estava na folia) e belas paisagens que ficarão arquivadas na memória, algumas das quais compartilhamos com aqueles que julgam isso procedente.

Mapa da viagem Mapa da viagem

Esse texto/ensaio, visa tão somente motivar aqueles que comungam o mesmo gosto e quem sabe resolvam passar o próximo "Carnaval na Estrada... Sozinho ou Não".

Cicero