Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa

De Moto Pela Europa

Relato de um “tour” de moto pelos Alpes, realizado pelo casal Zilton e Lúcia, de Florianópolis, em Set/04 - (Alemanha, Áustria, Itália e Suíça)

Todo motociclista tem no sangue uma fantasia de aventura, com o propósito de aguçar a adrenalina. Conosco não foi diferente e, para atingir esse objetivo, resolvemos fazer uma viagem de moto pela Europa, optando por um roteiro através de pequenas cidades ao invés dos grandes centros.

Iniciamos os preparativos em Fevereiro, finalizando-o apenas em Setembro/03, quando partimos de Florianópolis com destino à Innsbruck, na Áustria, onde tivemos contato com a moto anteriormente locada diretamente do Brasil, uma BMW GS 650, ideal para esse tipo de passeio. O “tour” foi realizado com outros motociclistas canadenses, americanos e o guia, totalizando 14 participantes.

Primeiro contato com a BMW 650 Primeiro contato com a BMW 650 Innsbruck - Áustria Innsbruck - Áustria

Na segunda feira, dia 13/09, após a reunião matinal para definir o roteiro, começamos o passeio pelas estreitas e sinuosas estradas, mas com ótimas condições de tráfego. Buracos na pista são raros, por mais que se queira, dificilmente se avista um.

Partimos de Innsbruck rumo ao interior da Alemanha, passando por cidades como Mitten-Wald, Kochel, Murnau, Oberammergau e Reutte. Esse roteiro foi de aproximadamente 250 Km, nos enchendo os olhos as magníficas paisagens, tudo muito florido, a limpeza das estradas, das cidadezinhas, vários castelos, etc.

Estradas Estradas Preparando-se para o frio Preparando-se para o frio

No segundo roteiro rodamos 350 Km, somente pela Áustria, passando por aproximadamente 28 cidades, entre elas, Motz, Landeck, Bregens, St.Anton, Bludenz e Mellauer”. O que muito nos impressionou foram as formas como as casas eram pintadas, na sua maioria com imagens sacras.

Na quarta feira o trajeto foi de Innsbruck até o Norte da Itália, quando subimos numa montanha localizada em Timmelsjoch a 2509 metros de altura e sempre passando por estradas maravilhosas e bem sinalizadas. No topo da montanha havia um lago imenso com uma nevoa muito densa. Aqui posamos para foto registrando a marca do nosso Moto Clube (Mescaleros).

Bandeira do MC nos Alpes Bandeira do MC nos Alpes Vipteno - Itália Vipteno - Itália

Uma de nossas paradas foi na cidade de Vipiteno (Itália), a qual parece ser de brinquedo, muito colorida, com um calçadão oferecendo de tudo, desde produtos alimentícios, roupa, artesanato, com vários artistas anônimos. Nesse dia rodamos 335 Km.

Belos Castelos Belos Castelos

Sempre saíamos do hotel por volta das 9:00 hs e retornávamos às 19:00 hs, com jantar europeu nos esperando. Não ! não pense que estamos elogiando ! Comer bem é no Brasil, em qualidade e quantidade. Pois lá se come pouco e a mesma foge no nosso padrão tradicional.

Na quinta e sexta feira subseqüentes, nossos roteiros foram com destino a Itália e Suíça, quando rodamos aproximadamente 850 Km, chegando até St. Moritz e passando por Passo de Stelvio, com uma altitude de 2.800 metros de altura, com 48 curvas e muito gelo. Certas curvas, de tão fechadas nos obrigava a fazê-las na primeira marcha e ainda com um pé de apoio no chão.

Rodamos aproximadamente 1900 Km pelos Alpes em 06 dias, sob temperaturas que variam conforme a altitude.

Com o término do “tour” pelos Alpes, nos dirigimos a Munique, onde estava acontecendo o Intermot 2004 (Salão de Moto). São 16 (dezesseis) pavilhões expondo motos, acessórios, pneus, roupas, enfim, tudo que se possa imaginar em relação a moto.

INTERMOT - Munich INTERMOT - Munich INTERMOT - Munich INTERMOT - Munich

O Intermot é o lançamento das motos e equipamentos para o ano 2005, basicamente uma feira exclusivamente de exposição, pois não há venda para pessoa física, apenas para empresas, ou seja, o salão é uma vitrine para os empresários do ramo. As vendas que lá acontecem são de pequenos acessórios ou equipamentos, como roupas e acessórios.

O preço dos equipamentos e acessórios são bem mais em conta do que no Brasil. Para se ter uma idéia, adquirimos um par de luvas impermeáveis, adequada ao frio e revestida com fibra de carbono, por apenas 10 euros, equivalente a R$ 37,00 (trinta e sete reais).

Diversos eram os pilotos que se faziam presente nos renomados estandes, como da Honda, Yamaha, Kawasaki, BMW, Ducati entre outras marcas.

Moto que deu títulos ao piloto Valentino Rossi Moto que deu títulos ao piloto Valentino Rossi Zilton fazendo pose no INTERMOT, de Munich Zilton fazendo pose no INTERMOT, de Munich

Nos deparamos, inclusive, com uma motocicleta a diesel de 650 CC ao preço de 6.000 euros. O que mais nos chamou atenção foi o estande de capacete da Traccon, onde estava sendo lançado um capacete com retrovisor. Tivemos a curiosidade de experimentá-lo. A sensação é incrível. Os interessados em conhecer esse produto poderão fazê-lo através do site www.traccon.com

A viagem teve um sabor de aventura, pois tudo aconteceu sem grandes planejamentos, desde o momento que decidimos alugar a moto na Europa, escolher o modelo e até mesmo a rota a percorrer. Foi uma experiência interessante, pois se viajar já é bom, imagine de moto e, melhor ainda, apreciando a magnífica paisagem do Velho Mundo.

Contatos com os viajantes pelo e-mail:
ziltonvargas@yahoo.com.br