A TOCA, inicialmente denominada “A Toca do Viajante de Moto”, foi uma ideia surgida em 2003, após a viagem de Florianópolis a Ushuaia. Conforme o relato dessa viagem, que pode ser lido neste Site, enfrentamos grandes adversidades no retorno, devido uma nevasca fora de hora na Ruta 40, àquela época uma rodovia com poucos trechos pavimentados. Fomos auxiliados por pessoas da região, que nos resgataram e nos acomodaram, fato que, por si só, nos deixou com um grande sentimento de gratidão pelo povo argentino. Como conhecíamos “La Posta Del Viajero en Moto, de Azul/AR, local que há época já dava apoio a motociclistas viajantes de todo o Mundo, tivemos a ideia de criar algo similar no Brasil. Terminou que a TOCA, devido seu pioneirismo no Brasil, serviu de inspiração para tantos outros pontos de apoio a motociclistas viajantes, alguns até utilizando a mesma denominação. Ficou ativa até 2014, abrigando viajantes de várias partes do Mundo,
Nosso mais recente usuário da TOCA comprova que, para realizar sonhos e atingir objetivos, dentre esses viajar e conhecer o mundo, o que mais necessitamos é de determinação. Nem mesmo muito investimento é imprescindível. Luis Laciar, de Mendoza-Argentina, já percorreu de bicicleta a América (de Ushuaia ao México), África e Europa. Agora viaja pelo Brasil com sua impecável moto Hondea/Sahara 91. Pessoa super simpática, dessas que deixam sempre excelente impressão por onde passam.
Mais umm viajante estrangeiro na TOCA. Desta vez um "hermano" uruguayo, o Pablo, que faz sua primeira longa viagem de Montevidéo ao Rio de Janeiro numa Honda Hawk 650. Pessoa muito simpática que apenas começa nesse meio mas que tem tudo para empreender inúmeras outras longas viagens.
Nossa mais recente visitante foi a amiga Helena Lee, de Brasília-DF, que ao retornar com seu triciclo que se achava em manutenção numa cidade do RS, resolveu conhecer a TOCA e por consequência a bela Ilha da Magia. Sem dúvida, foi uma agradável surpresa rever essa amiga brasiliense.
Nosso visitante dessa vez foi o Paulo, um piloto português da TAP que curte 2 rodas. Iniciou sua viagem pela América do Sul através de Caracas, retornou a Portugal mas deixou sua African Twin no RS e agora retornou para fazer o circuito das Serras Gaúcha e Catarinense em companhia do nosso amigo Chico Elehu, de Porto Alegre.
O primeiro visitante da TOCA em 2013 foi o amigo Bruno, de Niteroi-RJ, motociclistas que conhecemos de longa data. Na verdade, dizer que é de Niteroi é controverso, pois vive mais na moto que em casa. Bruno é daqueles que procura, sempre, o caminho mais longo. Com sua simpatia, coerência e bom papo, faz grandes amigos por onde passa, seja no Brasil ou Exterior.
Recebemos em 07/05/12 o motociclista Dorival Messa, de São Carlos-SC, em viagem ao Sul, especificamente com destino à Serra do Rio do Rastro, Gramado e outros atrativos regionais. Dorival é leitor do meu primeiro livro e tinha como objetivo nesta viagem, também, conhecer a TOCA e minhas demais publicações.
Pela 3ª vez tivemos o prazer de recesber na TOCA o amigo chileno Juan Arenas, Conselheiro Brazil Rider's naquele País e nosso amigo pessoal há quase 10 anos. Juntamente com ele estavam os demais amigos Alírio e Jaime, todos de Santiago do Chile. Juan tem sido um "porto seguro" para inúmeros motociclistas brasileiros quando em visita ao Chile e aqui em "terras tupiniquins" já se sente em casa.
Ramiro é um "motoviajero" argentino, de Buenos Aires, que está circulando a América do Sul com sua BMW GS-650. Pernoitou na TOCA em 18/04/12, seguindo em direção ao Estado de São Paulo. Seu lema é "Soy las ganas de vivir"
Muitos alemães visitam a TOCA. De 11 a 12/03/2012 recebemos o casal Bernd & Heidi que após percorrer o velho Mundo circulam pela América do Sul. Bernd & Heidi é um casal simpático que consegue aquilo que muitas vezes gostaríamos e nem sempre podemos fazer, principalmente em função do fator tempo. Abaixo o link do Site onde constam informações dessas longas viagens pelo Mundo. Em nossa próxima passagem pela Alemanha quem sabe possamos contatar alguns desses viajantes que aqui estiveram ?
Recebemos na TOCA dia 13/02/2012 os motocicliscas Bernardo (Rio) e Rapahel (Niteroi), os quais estão dando um giro pelo sul, pretendendo se estender até o Uruguay. Trata-se da primeira longa viagem desses, ou seja, só alegria. No dia 14 à noite fomos num "point" de motociclistas e o mais engraçado foi que se enturmaram tão rapidamente com outros amigos que terminaram por continuar noite a dentro "na balada", chegando apenas pela man
Dia 06/02/12, por volta das 21:00h recebemos ligação de 2 motociclistas que estavam "meio perdidos" no Centro da Cidade, buscando informações para pernoite. Fomos "resgatá-los" no Centro e os trouxemos para a TOCA. Tratava-se do Edmilson e João, dois jovens com suas CG 125, que partiram de Lajeado-RS, pernoitaram em Arrio do Sal-RS, dalí seguiram para a Serra do Rio do Rastro e na sequência Urubici - Florianópolis. Batemos um bom papo, nos brindaram com a camiseta de um amigo que viajará para Machu-Picchu, entregamos adesivos da TOCA e no dia seguinte retornaram para sua Cidade.
Há 7 anos se hospedou na TOCA um jovem chamado Marcus DT, evidentemente, numa Yamaha DT. Grata surpresa agora hospedar seu pai, Marcão, com destino a Ushuaia, porém que fez questão de conhecer a TOCA devido a passagem do seu filho. Marcão é um "figuraço", super animado, dessas pessoas com as quais não falta assunto. Chegou cedo em Florianópolis e já fez amizade com outro Marcos, um português que está há 10 meses pilotando sua KTM pela América e veio, também, conhecer a TOCA (no detalhe da imagem acima) e também ficou hospedado. Por sinal, Marcão é um motociclista de longa data que, como todo pai, me confessou sua grande preocupação quando o filho começou a pilotar uma moto. Como vemos, o mundo dá voltas e cria situações até engraçadas como essa.
Tivemos o prazer de receber na TOCA um grande amigo, desses que encontramos inúmeras vezes no meio motociclístico, mas que ainda não havia dado o prazer da visita. Gilson tem kms e kms de estrada, uma incrível rede de relacionamento e dá apoio aos companheiros em viagem de forma exemplar, razão de nos sentirmos honrados em recebê-lo. Reside em Santo Ângelo-RS, uma Cidade pela qual temos um carinho especial, seja pela sua gente hospitaleira, seja por ser um dos pontos de parada em grandes viagens para quem sai de Florianópolis em direção a países como Argentina e Chile.
Há fatos que nos deixam boquiabertos ! Recebo e-mail de uma pessoa dizendo tão somente que iria passar na TOCA pra nos conhecer. Não sabia quem era, de onde, etc. Poucos dias após, recebo o Johnny Scarante, um motociclista de Morretes-PR, o qual fez 300 kms tão somente para, realmente, nos conhecer e a TOCA. Mais: trouxe uma tradição daquela cidade, as famosas balas de banana e uma camiseta personalizada, com imagens nossas tiradas do Site. Ficamos assim sem ter o que falar perante tanto carinho desse novo amigo. São coisas do motociclismo e tão somente quem é do meio compreende gestos como esse.
Não temos dúvida que A TOCA terminou por virar um sinônimo de apoio a motociclistas em viagem. Prova disso são amigos que nos visitam tão somente para conhecê-la, mesmo não fazendo uso dela. Em 21/12/12 recebemos o amigo Eno Vieira, grande figura, conhecido como "Seomanueldemanacá", motociclista de Manaus-AM, que numa grande viagem pelo Brasil, na casa de parentes em Floripa, nos deu a honra da visita. Fatos como esse são impagáveis !
Recebemos na TOCA o casal Daniel e Juliana, do Rio de Janeiro, em viagem pelo Sul Brasileiro. Daniel é filho do amigo Guilherme, Conselheiro Brazil Riders daque e Estado. Foi uma passagem rápida, mas suficiente para um bom papo sobre viagens em geral, ficando uma bela impressão dos viajantes.
O casal de motociclistas alemães Axel e Suse se hospedou na TOCA de 26 a 28/10/11. São de Stutgart e iniciaram viagem em 27/09/11 a partir de Buenos Aires-AR, onde desembarcaram suas motos Suzuki DR 650, seguindo em direção ao Uruguay e Brasil. Daqui sairão via Foz do Iguaçu para conhecer os demais países da América do Sul, sem pressa, pois a viagem será superior a 01 ano. Casal simpático e despojado, fez questão de preparar um prático típico alemão ("kasspatzle"), muito bom por sinal e ainda trocamos músicas alemãs por brasileiras, algo que marcou de forma simpática essa visita.
2004, quando de uma viagem de triciclo à Fortaleza. Agora, no período de 12 e 14/09/11 tivemos o prazer recebê-los na TOCA, numa viagem que fazem até nosso Extremo Sul, conhecendo diversos atrativos pelo caminho. De Florianópolis seguiram em direção à Serra do Rio do Rastro, após Gramado e Canela, Uruguay, Argentina, retornando por Foz do Iguaçu, dessa para Brasília e após retorno à distante Mossoró. Foi muito bom revê-los !
Recebemos na TOCA em 12/07/11 o motociclista Hélio, de Serra-ES, o qual, após 2 pernoites, seguiu rumo a Porto Alegre, Montevidéo e quem sabe Buenos Aires em sua primeira longa viagem, montado numa Yamaha Virago 535cc. Circulou pela Ilha da Magia, conversamos muito, trocamos informações e considerações. Como sempre ocorre, fica aquela boa impressão de todo motociclista viajante.
Maciek é um motociclista australiano que percorre a América do Sul há 6 meses com sua Transalp, sem prazo para conclusão da viagem. Pernoitou na TOCA entre 06 e 07/07/11, seguindo em direção a Curitiba, São Paulo e depois só Deus sabe pra onde. Super simpático e excelente fotógrafo, é mais um viajante estangeiro que deixa seu registro no Livro de Visitas da TOCA.
Gustavo pernoitou na TOCA em 22/03/11, no retorno de sua primeira longa viagem sobre a Lander 250, chamada de "Ma. Sua viagem compreendeu o trajeto São Paulo a Uruguay, e aproveitou para conhecer alguns atrativos do Sul Brasileiro, dentre esses a Serra do Corvo Branco, em Urubici. Enfrentou algumas dificuldades, como um pequeno tombo em Urubici, resultando em 3 pontos na mão, moto que "apagou" chegando em Florianópolis e até celular que, também, "cansou", mas nem por isso desistiu do seu objetivo. Ficamos feliz por dar esse pequeno apoio logístico ao companheiro, o qual já vislumbra "vôos" maiores.
Sabine é uma motociclista alemã. Na sua Honda Transalp carinhosamente chamada de "Glória", partiu em Out/2008 da Alemanha e não tem data específica para concluir a viagem. Seu trajeto já ccontemplou partes da Ásia e Austrália, Chile, Argentina, Uruguay e Brasil e continuará pelos demais países da América do Sul, com mais retornos ao Brasil, principalmente na região amazônica. Tivemos o prazer de recebê-la na TOCA em 14 e 15 de março de 2011. Sabine is a German motorcyclist traveling in a Honda Transalp named "Gloria" since Oct/2008. Left Germany and has no specific date to complete the trip. Her path has included parts of Asia and Australia, Chile, Argentina, Uruguay and Brazil and will continue for the other countries of South America, with more returns to Brazil, mostly in the Amazon region. We are delighted to receive it in TOCA on 14 and 15 March 2011.
O simpático casal Diego e Carla, de Embu-SP, que fez sua primeira longa viagem com destino a Urubici-SC e Gramado-RS, pernoitou de 01 a 02/03/11 na TOCA, aproveitando para conhecer um pouco mais da Ilha da Magia. Com certeza acrescentamos mais um casal de amigos !
Mateus e Lisiane (no detalhe) são de Roca Sales, pequena cidade do interior do RS que, num giro de CB 500 pelos Estados do Sul, pernoitaram na TOCA em 27 de janeiro de 2011. Sem dúvida, mais um "casal de motociclistas" simpático que deixa boa impressão por onde passa !
Kadão e Cléo são velhos conhecidos do Brazil Riders. Já havíamos nos encontrado antes, porém nesse meados de Jan/11 o casal resolveu dar umas voltas de "motoka" e pernoitar na TOCA, donde seguiu para São Joaquim-SC e, inclusive, terminamos viajando juntos até Passo Fundo para visitar e recepcionar outros amigos BR's. Sem dúvida, um casal super simpático !
Bida até então era apenas um conhecido virtual. Motociclista reisdente em Olinda-PE, já revirou toda América do Sul e dessa vez, juntamente com a esposa Maristela, pernoitou na TOCA no início de Janeiro/11, donde seguiu viagem sem muita pressa de chegar em casa. Agora é mais um amigo que passou do virtual para o real !
O casal Willian e Fúlvia, de Rio Grande-RS, é acostumado a longas viagens. Quando da passagem pela TOCA em 06/01/11 seguiam com destino à Fortaleza. Trata-se de um casal simpático, com opinião formada e focado no espírito de motociclista responsável. Em nossas conversas, um fato me chamou a atenção no Willian: É do tipo que costuma fazer a conta quando alguém (que faz uma longa viagem por ano) propagandeia haver rodado de moto "milhões de quilômetros", afinal, trata-se de uma conta simples - he he he ! ! !
Normalmente os estrangeiros não são de muitos contatos, porém Mika Kuhn foge dessa regra, pois vez por outra procurou manter os laços de amizade conosco e com inúmeros motociclistas brasileiros. Esteve na TOCA durante o Natal de 2003 e agora retornou tão somente para nos dar um abraço (e como um bom alemão, tomar algumas cervejas, é claro !). Na verdade gosta tanto da América do Sul que está mudando da Suíça para a Argentina.
Expedito, de São Luis-MA foi um dos primeiros motociclistas a fazer uso da TOCA, conforme registrado neste espaço. Esta foi sua 3ª passagem por Florianópolis, agora acompanhado da esposa Nazaré. Pernoitaram por 2 noites e seguiram em direção à Serra do Rio do Rastro e Urubici, numa viagem longa tão somente para rever, fazer amigos e curtir as paisagens do Sul.
Paulo e Edice, motociclistas de Bragança Paulista-SP, nesse final de Set/10 estiveram em Florianópolis, se hospedaram na residência de uma amiga, porém, mesmo assim, fizeram questão de conhecer a TOCA e fazer o registro no Livro de Visitas.
De pé, da esquerda para a direita, Manolo (Campinas-SP), Alexsandro União da Vitória (PR) e Everton (São Paulo-Capital), uma galera alto astral, todos com impecáveis Fazer 650, estiveram em Floripa nesse final de Set/10 num evento motociclístico e aproveitaram para conhecer a TOCA.
Típico exemplo de que "quem quer consegue", Juan Montoya é um colombiano que há 8 meses viaja de Vespa pela América do Sul. Saiu do seu País em Dezembro para essa verdadeira aventura, cruzando Equador, Chile, Argentina, Uruguay e agora o Brasil. Um dos seus objetivos tem sido participar de alguns eventos previamente programado dos usuários dessa moto que tem história pra contar, inclusive entre nós. Vale a pena ver as incríveis fotos no link a seguir.
Os motociclistas Leandro & Gaby, de Jaguarão-RS, num giro por SC para rever amigos e conhecer a Serra do Rio do Rastro e outros atrativos, pernoitaram na TOCA em 09/06/10. Para nós, além da simpatia do casal, nos deixaram a impressão de "adivinhos", pois nos trouxeram um bom vinho chileno (algo que apreciamos) e um DVD musical (que faltava na coleção), ou seja, "acertaram na mosca" !
BETO SAMPA é um velho companheiro que dá grande apoio aos motociclistas em passagem por São Paulo - Capital. Pernoitou na TOCA em 18/04/2010, após nos acompanhar desde Soledade-=RS, onde participamos de uma bela confraternização com outros amigos motociclistas. A "CBzona" utilizada pelo Beto já passou dos 200.000 kms, o que dá uma pequena noção do perfil desse companheiro
Para certos motociclistas, sem dúvida, precisamos "tirar o chapeu" ! Antonio Rodriguez, mexicano que pernoitou na TOCA em 21 e 22 de março de 2010 faz parte desse time. Com um scooter Honda Elite 125cc, partiu do Alaska rumo ao Sul, cruzando por todos os Países da Costa do Pacífico, chegou a Ushuaia e no regresso adentrou o Brasil pelo RS. A viagem, até esse ponto, totalizava quase 60.000 kms. Isso sim é aventura sobre "2 Rodas" !
Em 14 de março de 2010 chegou na TOCA o motociclista Luciano, de Palmas-TO, a bordo de uma Hyosung 125 com apenas 1 dos parafusos que fixa a coroa da transmissão, comprovando aquilo que sempre dizemos: "qualquer moto leva a qualquer lugar", ou seja, a diferença está no motociclista. Luciano é originário do Sul (RS), reside há alguns anos naquele Estado e está seguindo até P. Alegre, retornando pela Argentina (Posadas) antes de chegar ao Tocantins.
Sandra e Artur são de Londrina-PR e pernoitaram na TOCA por 2 noites, primeira parada da viagem pela América do Sul, desde Uruguay, Chiela Argentina, até Equador, Colômbia e Venezuela. Vínhamos trocando e-mail's acerca dessa viagem e afinamos outras informações "tet-a-tet". Um casal "alto astral", super divertido e focado na viagem, valorizando os melhores equipamentos para a moto e pessoais, tanto que terminaram por adquirir as malas da minha ex-XT-660 que estavam a procura de novo dono.
Final de Janeiro/2010 recebemos a visita do simpático casal Rodrigo e Susane, motociclistas de Guarapuava-PR, que já conhecíamos, os quais fizeram um tour à Porto Alegre, retornando via Floripa. Foram premiados com 3 furos do pneu da valente Sahara, mas isso faz parte !
Mais uma visita em Jan/2010 na TOCA ! Dessa vez o Kike (Henrique Cárcamo), de Nova Friburgo-RJ, que pretende chegar ao Uruguay, porém está num vai-e-volta pelo Estado, tantos são os amigos por aqui. Kike pertence aos Falcões, tradicional MC de Guarulhos-SP, que possui facções em diversas Cidades, inclusive Joinville-SC.
A primeira visita de 2010 na TOCA foi do casal Jeronimo e Graziela, motociclístas simpáticos de Tapes-RS que não tem mêdo de subir na CG e fazer todo esse trajeto. Certamente, este é (e será mais ainda) um casal de motociclistas viajantes.
Quase às vésperas do Natal 2009, recebemos na TOCA o casal de motociclistas alemães Claudio e Sonja, que estão há mais de ano rodando o Mundo de moto, incialmente pela Europa e mais recentemente pelo Brasil. Claudio tem raízes aqui, pois seu pai é brasileiro, ou seja, fala muito bem o português, o que é um alívio ! Vejam a seguir: Vorgestern waren wir bei den Brazil Riders Anderson, Michele und Gislene in Caxias do Sul, gestern auf einem Campingplatz und heute bei Cicero und Lourdinha in Florianopolis. Es gibt viel zu erzaehlen, das passt gar nicht auf eine Seite. Tradução: Antes de ontem estivemos nos Brazil Riders Michele e Gislene em Caxias do Sul, ontem em um camping, e hoje estamos com Cícero e Lourdinha em Florianópolis. Há muito o que contar, que nem cabe numa página.
32, motociclista de Ibiúna-SP, pernoitou na TOCA em 23/07/09, quando de sua passagem com destino a Urubici, na Serra Catarinense. Seu objetivo: Encontro do Clube XT600 naquela Cidade. Chegou em Florianópolis com frio e chuva e, claro, em busca de mais frio na pitoresca cidade catarinense, palco de atrações naturais e ponto tradicional de encontro de muitos motociclistas que curtem a natureza.
Rômulo, motociclista integrante do Brazil Rider's, pernoitou na TOCA em 16/04/09, por coincidência, um dia antes de nossa viagem anual de férias. Grande companheiro, apreciador de longos percursos, como uma viagem realizada em 2003 numa 250 cc, com a esposa na garupa, tendo como destino Natal, no RN.
Esses são os motociclistas Felipe (centro), de Santos e Adriano (direita), de Ilha Bela, cidades por demais conhecidas do litoral paulista. Pernoitaram na TOCA nos dias 27 e 28/03/09, praticamente na conclusão da viagem até Ushuaia. Tratam-se de figuras simpatissísimas e que, inclusive, contam com um grande leque de amizades aqui em Floripa e Região.
Novamente recebemos na TOCA o amigo Xuxu da Malmita, que possui o estranho nome de Daniel. Esse amigo legume (ou seria fruta ? - há controversas !), é conhecido de longa data, reside em Curitiba, gosta de Sahara mas, como nós, tem uma moto maior para viagens longas. Nesta viagem em 09/01, estava à caminho de Porto Alegre, com destino à residência do casal amigo Elvis & Jaqueline.
Em 04/12/08 a TOCA recebeu 02 companheiros motociclistas da "Expedição 4 Amigos no Pacífico", no que pese a vontade ser de receber os 04, dentre esses alguns velhos amigos de estrada. Ocorre que contratempos fizeram com que o grupo se dispersasse no retorno. De qualquer forma, foi uma grande satisfação receber o Bolinha (dir.), do Estado da PB, um conhecido virtual e o Nielsen (esq.), do Estado do Tocatins, numa passagem rápida, porém que criou laços de amizade que, com certeza, perdurarão.
Alirio é um motociclista de Chapadão do Sul-MS, pequena cidade quase na divisa daquele Estado com Goiás. Por sinal, há quase 20 anos passei por lá, à época em que morei em Campo Grande. Pernoitou na TOCA apenas uma noite, em meados de Novembro/08, pouco aproveitando das belezas da Ilha, uma vez que sua passagem coincidiu com as fortes chuvas que assolou o Estado nesse período.
Mattan "Isaac" Shrager é um motociclista americano, da Califórnia, que partiu há 6 meses em direção à América Central e do Sul. Pernoitou na TOCA nos dias 03 e 04/11/08, seguindo em direção à Ctba, litotal de São Paulo e depois, só Deus sabe pra onde, porém o objetivo é retornar pela Venezuela (de gasolina barata). Ficamos aqui torcendo para que a velha KTM "guente" o rojão !
Luciano, motociclista do Guarujá-SP, no decurso de sua viagem ao Chuí-RS, pernoitou na TOCA nos dias 29 e 30/10/08. Seu roteiro compreenderá as serras do Rio do Rastro e Gaúcha, dentre outros atrativos da Região Sul. Figura calma e tranquila, trouxe consigo muita chuva, mas nada que o impeça de atingir seus objetivos. Uma boa viagem companheiro !
Dentre as várias facetas do motociclismo, algo curioso são as coincidências. Policarpo Jr., gestor do Site www.rockriders.com.br, como eu, é daqueles que gosta de viajar sem muito envolvimento, ou seja, ter liberdade de ação. Nesse final de semana resolveu partir de São Paulo em direção ao Sul e, apesar de mantermos contato e parcerias com relação a venda dos meus livros, publicações de minhas crônicas naquele Site e outras interações, simplesmente estava passando direto por Floripa. Porém, numa parada em plena BR 101, se encontrou justamente com um amigo local que o redirecionou à TOCA. Claro que lá chegando "tomou um bronca". Como assim de passar direto ? Enfim, um hóspede que na verdade já era um amigo virtual, agora real. Seguiu em direção à Serra do Rio do Rastro, Gramado e Canela.
O casal Graça e Roberto, de Natal-RN, amigos de longa data, finalmente deram o ar da "graça" nos visitando e pernoitando na TOCA entre 16 e 17/08/08. Casal viajante, cada qual com sua CB 500, partiram de sua bela Natal em direção ao Guarujá para a 3ª Convenção Nacional do Brazil Rider's, da qual também participamos, de forma que ainda tivemos o privilégio de viajar com o casal e outros grandes amigos do Guarujá até Florianópolis. Na sequência partiram rumo a Urubici, Serra do Rio do Rastro, Santa Maria, Região das Missões, Foz do Iguaçu e assim por diante. Grandes viajantes - grandes amigos !
Recebemos na TOCA em 04/08/08, o companheiro Júnior (camisa vermelha), de São Luis-MA, acompanhado de seu filho Bruno, que resolveram dar uma "voltinha" do MA até o RS. Pertencem ao MC Animais do Asfalto, do qual outros integrantes já pernoitaram na TOCA. Infelizmente a passagem de pai e filho foi rápida e tivemos pouco tempo para por o papo em dia, mas, certamente, outras oportunidades surgirão.
Braga e Antonio, que pernoitaram na TOCA de 30 para 31/07/08, são motociclistas de Rondonópolis-MT, sendo o primeiro um amigo de longa data. Chegaram de surpresa, já retornando à terra de origem, após uma rápida viagem que compreendeu Porto Alegre, São Joaquim, Rio do Rastro e outros atrativos do caminho. Braga é daqueles que, de moto, quanto mais longe melhor, ou seja, quando resolve dar uma "esticadinha", pode ter certeza que nunca será menos de alguns milhares de quilômetros.
Cleber Bonotto é um jovem motociclista que gosta de estrada. Numa volta entre Urussanga e a Região das Missões, no RS, incluindo a parte Argentina, no dia 17/08/08 pernoitou na TOCA, oportunidade na qual conversamos sobre moto e viagens, tudo acompanhado por um bom vinho.
Boeira já é um velho conhecido que se inspirou nesta idéia e criou em sua cidade, Capanema, no extremo oeste do Paraná, a TOCA DO BOEIRA, onde, inclusive, já pernoitamos. Motociclista que sofreu um acidente de moto e foi um exemplo de perseverança e determinação superando quase 2 anos de "parabólica" numa das pernas, porém nunca deixando de amar o motociclismo, pelo contrário, foi no motociclismo que encontrou, também, muita força para superar essa difícil fase. Hoje, como vemos, está devidamente recuperado e fazendo aquilo que gosta: pilotando sua moto e se encontrando com amigos.
Renato Lopes e Wilma, de Santa Maria-RS, deixaram algo mais na TOCA, além do carinho da visita. Renato é o primeiro Motociclista Escritor Brasileiro que fez uso deste modesto ponto de apoio aos motociclistas viajantes em passagem por Floripa. Por sinal, Renato é um motociclista viajante com "M" maiúsculo, pois já circulou por toda a América do Sul e até pela Austrália. Eu e Lurdinha nos sentimos extremamente honrados e felizes por apoiar esse simpático casal. Esperamos que retornem.
Miguelangelo (MIG) e Camille, casal motociclista de Nova Friburgo-RJ (2º e 3ª a partir da esq.), utilizaram a TOCA nos dias 29 e 30/01/08, em viagem com destino à Serra do Rio do Rastro. São companheiros SAHARAMANÍACOS e, por coincidência, tinham como objetivo participar de confraternização do Grupo em Urubici, de forma que voltaremos a nos encontrar no final de semana, “feriadão” de Carnaval, data em que os motociclistas, normalmente, estão na estrada. Afinal, essa é mais uma Mistura Heterogênea: Motociclismo x Carnaval.
Pernoitou na TOCA nos dias 08 e 09 p.p. o companheiro Roberto, motociclista de Niterói-RJ, seguindo em direção a Rio Grande, no RS. Em seu trajeto conhecerá a Serra do Rio do Rastro, dentre outros atrativos regionais e talvez ainda pernoite na TOCA no retorno. Um companheiro simpático, extremamente cortês e educado, com formação militar (Marinha), o que não poderia ser de outra forma. Percorreu toda a Ilha, infelizmente só, pois estamos no "batente", descansou bastante (e como dormiu !), enfim, fez o uso correto desse espaço destinado aos motociclistas viajantes.
Em 03/12/07 recebemos na TOCA a visita do Jorge, um paulistano do Bairro de Itaquera, que segue em direção a Ushuaia numa CG 125 99. Em seus planos ainda consta retornar pela Carretera Austral e Deserto de Atacama, talvez Machu-Picchu. Certamente atingirá seu objetivo e estaremos aqui torcendo para que isso ocorra. Boa viagem companheiro !.
Expedido, o "Jacaré", de São Luis do Maranhao, já é um "habitué" da TOCA, pois esta é sua terceira visita. Juntamente com seu amigo Clemilton, dessa vez passou em direção ao Chile/Deserto de Atacama, um percurso que faltava em seu Curriculum de grande viajante. Expedito é daqueles companheiros com os quais ficamos horas e horas num bom bate-papo. Desejamos que sua viagem se concretize da forma planejada.
A TOCA teve o prazer de receber em 08/10 o companheiro Jair, da Cidade de Cascavel-PR, uma pessoal que já conhecíamos e pela qual temos um carinho especial. Saiu de sua Cidade em direção à Serra do Rio do Rastro, porém a chuva o privou de apreciar aquela bela paisagem. Seguiu em direção à Curitiba e São Paulo e esperamos tê-lo de volta noutra oportunidade. Que esse amigo continue em sua viagem a conquistar novas amizades, coisa comum no motociclismo !
O amigo Harles, de Manaus-AM, em sua viagem denominada "Ao Encontro do Sul", pernoitou na TOCA em 03 de Outubro p.p. Harles foi um dos amigos que prestou grande apoio logístico quando de nossa viagem "Amigos & Amazônia", em julho/07, em especial na questão de embarques e desembarques da nossa moto no Porto de Manaus. Não apenas nisso, mas essa questão é crucial para quem não conhece os meandros desses serviços na Região Norte. Por favor, não confundam Harles com Harley !
Alguém especial fez a re-inauguração da TOCA após sua Up-Grade: nossa amiga Milene (Pé-de-Pano), de Jaraguá do Sul. Carinhosa como sempre e levando o motociclismo a sério, é daquelas pessoas com as quais podemos manter um diálogo agradável sobre motociclismo. Ela está sempre com um adesivo, um patch ou mesmo um CD ou um DVD para oferecer aos amigos.
De 01 a 02 de Maio, pernoitou na TOCA o casal Lili & Daniel (Xuxu da Malmita), de Curitiba. Trata-se de mais um casal do Grupo Saharamaníacos, que retornava de Torres-RS, onde participaram do tradicional Festival de Balonismo naquela Cidade> Na ocasião fizeram uma espécie de "Confraternização de Saharamaníacos do Sul", com a presença de integrantes dos 3 Estados Sulinos
O casal do Rio de Janeiro, Fábio e Patrícia (2º e 3ª da esq. para a dir.) pernoitaram na TOCA de 03 a 05/03/07, após um "tour" até Porto Alegre, passando pela Serra do Rio do Rastro, Serra Gaúcha, Serra do Corvo Branco, Urubici e adjacências. Infelizmente o casal tem enfrentado chuvas torrenciais nesse período, o que tira um pouco o brilho desses belos locais. Fábio é um integrante ativo do Grupo Saharamaníacos (do qual, também, fazemos parte) e consegue carregar em sua valente Sahara 98 bagagem que enche todo o compartimento de um auto popular (temos foto para provar !) .
Mais um casal que fez uso da TOCA. Dessa feita, Rogério & Thais, um jovem casal de Campo Limpo Paulista-SP, que empreende sua primeira longa viagem. Rogério consegue a proeza de carregar uma mochila maior que a Thaís em sua Sahara e chegar em Florianópolis praticamente às escuras, pois antes da chegada perdeu sua lente de contato. O casal seguiu para outras praias mais ao Sul do Estado mas, tudo indica, está curtindo a viagem (o que não poderia ser de outra forma !).
Em 19/02/07, Audieris, presidente do MC Fortaleza dos Bruxos, de São Lourenço d'Oeste-SC,juntamente com sua namorada Rafaela, fizeram questão de visitar a TOCA, mesmo não fazendo uso das instalações. Sem dúvida, uma alegria receber essa visita, afinal esse MC é um daqueles pelo qual temos uma admiração especial.
O casal paulista Lúcio e Isabel, de Campo LImpo-SP, que também prefere longas viagens solitárias, pernoitou na TOCA em 15/01 com destino ao Chuí-RS. Já empreenderam muitas viagens para outras regiões do País (sempre de moto, evidentemente), porém ainda não conheciam o Sul, de forma que agora resolveram conhecê-lo. Certamente, retornarão ! De Florianópolis seguiram com destino a Pelotas e após nosso extremo sul brasileiro, local que cativa os motociclistas que sempre buscam atingí-los, seja em continentes ou países.
Em 09/01 pernoitou na TOCA o companheiro Sanderval Montanha, de Campos - RJ, que seguiu em direção a Ushuaia. Figura simpática que curte motos antigas (possui nada menos que uma Motovi em restauração, uma XL 250 82 e uma Suzuki 78 de média cilindrada), está fazendo sua viagem mais longa até então com uma BMW GS 1100, moto mais que adequada para fazer esse trajeto. Esperamos que a viagem seja plena de realizações !
A primeira visita da TOCA em 2007 ocorreu em 02/01, feita pelo casal Gentil & Simara, motociclistas de Pelotas-RS, que partem dia 15 próximo para Machu Picchu. Batemos um longo papo a respeito dessa viagem e de outros assuntos ligados ao motociclismo, afinal, Gentil é um companheiro especial que se fez presente no lançamento dos meus dois livros. Que esse casal faça uma bela viagem à Cidade Perdida dos Incas.
Mais um casal de motociclistas fizeram uso da TOCA: os amigos Allamo e Chayenne, de SAMPA. Allamo, que conheci há poucos meses, é bom papo e super animado, melhor ainda quando acompanhado de um bom vinho. Chayenne, então, é uma pessoa pela qual tenho um carinho especial, culta e apreciadora das boas coisas da vida, ainda tem sido a tradutora para o inglês dos principais relatos de minhas viagens no Site.
No final de semana de 9 e 12/12, A Toca teve o prazer de hospedar a amiga Milene, pessoa pela qual temos um grande carinho, porém que, até então, não tinha feito uso deste ponto de apoio. Milene, para quem não sabe, é uma motociclista de coração que sequer precisa ter moto, pois isso é parte da sua vida.
Expedido, o "Jacaré", de São Luis do Maranhao, juntamente com outros companheiros, foram a segunda visita oficial da TOCA, ainda em 2003. É uma das lideranças do MC Animais do Asfalto e, como costumo dizer, literalmente "um animal que gosta da TOCA". Figura simpatissíssima, com o qual não falta assunto pra conversa. Sua segunda visita ocorreu em 26/11/2006.
O alemão Henno foi nosso hóspede na TOCA entre os dias 24 e 25/07/06. Uma figura simpática que, com a noiva Alex, iniciou a viagem em 2004, pelo Alaska, percorreu Estados Unidos, América Central e América do Sul. Após todo esse tempo viajando, a noiva voltou à Alemanha para reiniciar suas atividades, porém ele ainda queria conhecer algumas regiões do Brasil. Está seguindo à Buenos Aires para despachar sua BMW 91 - modelo Paris-Dakar - de volta prá casa, encerrando a viagem. Confiram detalhes dessa fabulosa viagem através do link abaixo indicado.
Entre os dias 22 e 24 de Maio de 2006, Marc, um português da Ilha da Madeira foi o primeiro das (quase) terras de Cabral que aportou na Toca. Uma figura simpática que embarcou sua GS 1150 de avião com destino à Venezuela, percorreu Colombia, Equador, Peru e Bolívia, vindo até aqui para nos conhecer (?). Na verdade, descobrimos que isso não era assim tão verdadeiro, pois tinha algo mais de seu interesse aqui na Ilha da Magia. Nem precisamos entrar em detalhes ! Mas, brincadeiras a parte, mostrou ser um arrojado viajante de moto.
Em 10 de Abril a TOCA recebeu dois jovens neozelandeses, Marcel e Antone, que há 5 meses estão percorrendo a América do Sul em duas motos de quase 20 anos: uma African Twin e uma Transhalp que foram despachadas da Nova Zelância para o Chile. Um detalhe interessante são as malas de madeira, fabricadas pelo próprio Marcel.
Juan Arenas e Carlos são dois amigos chilenos que já se hospedaram na TOCA anteriormente e, também, já os visitamos no Chile. Desta vez empreenderam uma longa viagem para visitar o Laurindo, um companheiro baiano que andou pelo Chile, participar do aniversário do Ruiter em Guanambi e, é lógico, nos visitar novamente, afinal nossa amizade já extrapola fronteiras, literalmente. Carlos pernoitou apenas dia 06/03, porém Juan permaneceu toda a semana de 06 a 10/03 "entocado" na TOCA.
Ynho, um amigo de longa data, desta vez fazendo seu Projeto "Santa Catarina - 4 Extremos", o qual compreende a passagem por todos os municípios de SC no intuito de divulgar as belezas deste Estado que, sem dúvida, é privilegiado pela Natureza, além de contatar com motociclistas e Moto Clubes, pernoitou na TOCA no dia 05/02/06, ocasião em que aproveitamos para bater um longo papo sobre aquilo que mais gostamos de fazer: Viajar de Moto !
Coelho, um viajante que curte longas distâncias, de Niterói-RJ, é um integrante do MC Águias de Ouro, que pernoitou na TOCA apenas na noite de 08/01/06, não sem antes mantermos uma longa e agradável conversa sobre esse tipo de viagem. Seu destino: Ushuaia
Sóstenes (um nome difícil de esquecer) e Paula, de Santa Cruz do Capiberibe-PE, chegaram em Floripa no dia 04/01/06, quando ainda estavam hospedados na TOCA o "Professor" e o Vanildo. Estávamos aperitivando um camarão e tomando umas geladas num bar, quando os recebemos, conduzidos ao local por um motociclista que, vendo-os, se dispôs a guiá-los ao endereço (coisas do bom motociclismo !). Como não tínhamos forma de hospedar 4 pessoas na TOCA, pernoitaram a primeira noite em nossa própria casa e no dia seguinte alojamo-os adequadamente na TOCA. Sem dúvida, um casal muito simpático !
"Professor" e Vanildo, ambos do Canibais Moto Clube, de São José dos Campos-SP, sendo "Professor" seu Presidente, pernoitaram na TOCA nos dias 3 e 4/01/06, com destino ao Chile. Aproveitaram a parada na Ilha da Magia para conhecê-la superficialmente e pretendem retornar. Certamente farão uma bela viagem ao Chile !
William, um carioca que residiu em Porto Alegre por 3 anos, retornando para o Rio, pernoitou na TOCA nos dias 11 e 12 de Outubro, aproveitando a parada para conhecer um pouco da Ilha de Florianópolis. Ciceroneamos um pouco nosso hóspede que gostou muito da Cidade. Boa viagem Companheiro !
Marcus DT é um carioca que resolveu conhecer o Sul e suas atrações, apesar do frio de Julho. Pernoitou na TOCA em 07/07/05 e seguiu com destino à Araranguá donde irá ao Motoneve (Lages) com alguns amigos da Lista M@D. Pretente conhecer a Serra do Rio do Rastro, Serra Gaúcha e outras atrações. Marcus, apesar da idade, é daqueles motociclistas que não vê no tamanho da moto uma dificuldade para viajar, pois faz isso com sua valente DT 200 (2 tempos). É isso, quem quer, faz !
No decorrer do Carnaval/05 a TOCA teve o prazer de receber o companheiro Denis, de Ivoti-RS, Desenvolvedor Web deste Site e que, também, prefere pegar uma estrada ao invés de cair na "folia do Rei Momo". Passado o Carnaval, juntamente com a namorada Raquel, seguiram em direção ao interior de SC para completar o passeio
Em 27/01/05 acolhemos na TOCA o companheiro Luiz, vulgo "Pedra", do MC Cavernosos, de Rio Grande-RS, o qual está se mudando para o Rio de Janeiro, seu Estado Natal. Efetivamente, agora estamos "linkados" na prática com a TOCA DOS CAVERNOSOS, pois nosso objetivo é consolidar uma "rede de Tocas" para dar apoio aos motociclistas viajantes
Mais um paulista na TOCA. Desta vez o Rodrigo, de Jaguariuna, cidade próxima à Campinas. Nos deixou a impressão de um motociclista arrojado, pois trocou sua Virago 250 por uma Falcon e resolveu partir direto em direção à Terra do Fogo (Ushuaia) para incredulidade de seus amigos. Tem mais: Pretende fazer o caminho de volta pelo rípio da Patagônia (Argentina e Chile). É isso aí Rodrigo ! "vamos correr atrás de nossos sonhos hoje, pois amanhã pode ser tarde demais" !
Os motociclistas paulistas, sem dúvida, prestigiam a TOCA. Em 13/01/05 foi a vez do casal João Moreno e Gláucia, do MC PÉGASUS, que, mesmo não pernoitando, fizeram questão de conhecê-la. A Gláucia permanecerá em Floripa aproveitando o verão e em contato com parentes que aqui residem, enquanto João seguirá até o Chuí e talvez Punta Del Este, aproveitando para conhecer atrativos como a Serra do Rio do Rastro, o Parque Nacional de Aparados da Serra e a Rota do Vinho no RS.
Em 21/12/04 recebemos a visita do casal paulistano Eliana e Adilson (à direita - com Lourdes), com destino a Ushuaia. Trata-se da primeira grande viagem desse casal que buscou inspiração em nossos relatos, elevando-nos a condição de "padrinhos da viagem", ou seja, temos responsabilidades, de forma que desejamos sucesso na empreitada.
Em 21/11/04 acolhemos na TOCA o companheiro Dário, de Recife, com destino a Ushuaia. Dário, um leitor do meu Livro, é dos ABUTRES de Recife e já havíamos trocado inúmeros e-mail’s em relação à programação de sua viagem, sendo um grande prazer dar esse apoio estratégico em sua passagem por Florianópolis. Boa viagem “
De 12 a 13/11/04 a TOCA teve o prazer de hospedar 3 companheiros motociclistas chilenos: JUAN, CARLOS E ARTURO que saíram de Santiago com destino ao Brasil. Como temos um carinho especial por aquele País, sentimo-nos felizes em dar apoio aos mesmos. Trocamos camisetas, bottons e os brindamos com meu Livro. Após, como tínhamos viagem programada ao interior do Paraná, os acompanhamos por mais de 400 km em direção a Foz do Iguaçu, de onde seguiram ao Chile.
De 29 a 30/10/04 o companheiro Gilberto Moreira e sua esposa Iracilda, de Caçador-SC, utilizaram a TOCA numa rápida passagem por Florianópolis. Seus amigos Pedro (camisa branca) e Lu (blusa verde), hospedaram-se num hotel próximo, pois a TOCA não comporta mais que 02 pessoas. Gente boa que deixou aquela sensação de que já nos conhecíamos há anos.
De 21 a 23/09/04 a TOCA teve o prazer de hospedar uma motociclista viajante solitária. Trata-se da companheira Fernanda, de Brasília, participante da Lista de Discussão M@D (Moto Debate) que estava curtindo nosso frio (mas caloroso) Sul. Seu trajeto compreendeu locais como Foz do Iguaçu, Serra Gaúcha, Porto Alegre, aqui (Floripa), Curitiba, Belo Horizonte, etc., tudo sobre uma valente CB 500.
De 14 a 16/03/04 a TOCA recebeu a visita do casal motociclista Paulo “Urso” e Tereza, do MC Nação Comanche, de Chapecó-SC. O simpático casal aproveitou a estada para degustar um saboroso camarão (a preço razoável e em abundância, como só em Floripa encontramos, desde que saibamos ir ao lugar certo). Pela primeira vez a TOCA recebeu um “abraço de urso”.
No final de semana de 07 a 08/02/04 passaram pela TOCA Gilmar e Juvenal (não, não é o nome de uma dupla sertaneja !), companheiros motociclistas que residem em Duque de Caxias, Estado do Rio. Gilmar, à esquerda, meu leitor, é conhecido virtual de longa data e faltava apenas esse contato pessoal para uma consolidação plena dessa amizade. Juvenal, à direita, conhecemos agora, porém trata-se de uma figura extremamente simpática.
Júlio Hato, um arquiteto de São Paulo, Capital, gosta de arquitetar suas viagens de moto e de modo solitário. Hospedou-se na TOCA no dia 01/02/04, donde seguiu viagem rumo a Terra do Fogo, pretendendo retornar pela Carretera Austral em direção ao Chile, Peru, Bolívia e Paraguay, numa viagem de aproximadamente 15.000 km. Foi o primeiro hóspede a ser agraciado com uma camiseta com a logomarca da TOCA e, como passará por Azul, na Argentina, levou uma dessas camisetas para presentear nosso amigo Jorge, da POSTA DEL VIAJERO EN MOTO.
MIKA KUHN é uma viajante alemão que está dando a volta ao Mundo há 4,5 anos. Conhecido da dupla Ynho & Quinho, com os quais viajou na Carretera Austral, foi por eles orientado a visitar a TOCA, onde pernoitou por 4 noites no período do Natal/03. Na verdade sua passagem por Floripa foi marcada por coincidências, tais como: (1) primeiro contato em Floripa através do meu amigo Ricardo Queiroz que levou-o a TOCA, (2) ser contatado por um grupo de proprietários de Teneré que (3) informaram sobre outro viajante inglês (Ian), amigo de Mika, que estava na vizinha cidade de Lages, e por telefone acertaram passar o Reveillon em S. Francisco do Sul, onde, por incrível que pareça, (4) também estava nosso amigo Quinho.
Paulo Prestes, mais conhecido como Paulão, é Vice-Presidente da AMO/SC – Associação dos Moto Clubes do Estado de Santa Catarina e Presidente do MC NAÇÃO COMANCHE, de Chapecó-SC. Conhecia a TOCA anteriormente, porém apenas em Jan/04, com a namorada Claudete, veio a fazer uso do local e deixar o seu registro. O detalhe curioso da sua hospedagem na TOCA, foi a constatação da necessidade de revestimento acústico do local (?)
A amizade com Ynho surgiu de uma forma que somente ocorre no motociclismo. Quando estávamos preparando nossa viagem a Ushuaia, no início de 2003, soubemos de uma dupla YNHO & QUINHO que havia acabado de fazer aquele trajeto. Trocamos alguns E-Mail (com o Quinho), onde pudemos constatar a vontade do mesmo em nos dar uma série de informações úteis, vindo a conhecê-lo pessoalmente no Encontro de Itapema-SC, em Mai/03. Somente em Set/2003 vimos a conhecer o Ynho, quando do Encontro em São Lourenço d’Oeste-SC, organizado pelo MC FORTALEZA DOS BRUXOS, do qual eles fazem parte. Tivemos o prazer de hospedá-lo na Toca em 05/11/2003, numa viagem de negócios à Florianópolis.
Simon Milward é um motociclista inglês conhecido em todo o mundo, que está viajando há 3,5 anos, com o objetivo de cruzar todos os continentes. Já percorreu 160.000 km e visitou, até então, 44 países. Sua viagem busca arrecadar fundos para os projetos Motos por La Salud e Médicos Sem Fronteiras, bem como lutar pelos direitos dos motociclistas em todo o mundo. De 1992 a 1999 foi Secretário Geral da Federation of European Motorcyclists Associations (FEMA), baseada em Bruxelas, Bélgica. Esteve hospedado na TOCA no período de 04 a 08 de Novembro de 2003, ocasião em que fez exposição de fotos em Florianópolis, a qual contou com apoio da AMO/SC, motociclistas em geral e alguns Moto Clubes locais.
Dia 02 de Outubro de 2003, a Toca recebeu a visita dos companheiros motociclistas Gaspar e Norton, do "Zuando MC", de Botucatu-SP, que seguiram para uma longa viagem pela Argentina, Chile e Peru, projeto denominado "Zuando Pelos Andes". Apesar de não pernoitarem na TOCA, deixaram o registro da passagem.
Em Set/03, a TOCA recebeu a visita do casal americano Gail e Eric Haws, viajantes do Projeto TYNDA (Américas do Norte e do Sul, Europa, Sibéria, Rússia, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia). Mesmo não havendo pernoitado na Toca, deixaram seu registro pelo apoio dado em relação a peças de reposição para a moto.
Em Ago/03 fomos contatados pelos companheiros do MC ANIMAIS DO ASFALTO, de São Luiz do Maranhão, os quais partiram daquela cidade rumo ao Encontro de Serra Negra-SP, planejando seguir até o Chuí-RS, ponto extremo sul do Brasil. A "Toca" foi utilizada pelo Expedito (Jacaré) e Ribamar (Hiena).
Arno Backes & Sian McKenzie, é um casal alemão que está viajando pelas Américas Central e do Sul, a qual durará mais de 01 ano. As motos, uma BMW modelo Paris-Dakar (Arno) e a outra uma XT 600 (Sian), foram despachadas da Alemanha para Los Angeles. Partiram em direção à América Central (parte do trajeto por via marítima) e Chile. A seguir, via Carretera Austral, seguiram até Ushuaia. Ingressaram no Brasil pelo Rio Grande do Sul e estão circulando pelos demais países da América do Sul. Após a viagem irão residir na Austrália. Foram os primeiros viajantes a utilizar a "Toca", em Jun/03.
Bob A TOCA teve o prazer de acolher mais um companheiro motociclista em 05.05.05 (que número !). Trata-se do Bob, um inglês que está percorrendo o mundo com uma BMW GS650. Já fez vários itinerários pela América do Sul, deixando(?), inclusive, uma namorada no Peru. Após concluir essa etapa, conhecerá nosso Nordeste, cruzará a Transamazônica e outros países como Colômbia, Venezuela, etc, donde partirá para a África. Já o conhecíamos quando de nossa passagem pela Argentina no mês passado, pois o mesmo estava em Azul, na Posta Del Viajero En Moto. Trata-se de uma figura simpática que nada tem a ver com aqueles ingleses sisudos que conhecemos.